Novedad bibliográficaInfoling 9.23 (2020)

Título:Fraseologia, texto e discurso em diferentes abordagens linguísticas
Autor/a:da Silva Martins, Vicente de Paula
Año de publicación:2020
Lugar de edición:São Carlos, São Paulo (Brasil)
Editorial:Pedro & João
Descripción

Todos os textos aqui publicados trazem um rico exemplário de expressões idiomáticas no discurso parlamentar. Busquei também me aproximar da Linguística Cognitiva e escrevi o texto “As Formas Simbólicas de Violência na Fraseologia Brasileira” e, em seguida, apresento o texto “O fenômeno da lexicalização na formação das expressões cristalizadas verbais”. Fique curioso em saber mais sobre a presença da fraseologia no âmbito da linguagem digital e escrevi “A Fraseologia no Google Imagens”, com exemplos capturados na Internet de imagens fraseológicas de uso frequente no Brasil. Com o novo Acordo Ortográfico, vi o impacto das bases ortográficas na lematização de vários lexemas dos dicionários gerais (Houaiss, por exemplo), com a diminuição do número entradas e aumento do número de subentradas, o que me levou a produzir o texto “A Fraseologia de pé de moleque: composto, locução ou sinapsia?”, isolando, para a discussão lexicográfica, a locução “pé de moleque”, anteriormente um composto. E, no final deste bloco, ao me deparar com do atlas linguístico cearense, escrevi o trabalho “A Presença de Unidades Fraseológicas no Atlas Linguístico do Ceará” (2010). A fraseologia no Alece diz muito da idiossincrasia do povo cearense. O último texto “Hipóteses psicolinguísticas acerca do processamento fraseológico por falantes do português como segunda língua”, escrito em 2010, serviu como meu estudo preliminar rumo à tese de doutorado em linguística pela UFC, defendida em 2013. 


 


Com abordagens tão diversas sobre fraseologia, texto e discurso, é provável que o leitor esteja, como se diz na Espanha, diante de “cajón de sastre” (uma espécie de “gaveta de sapateiro”, desarrumada e misturada de objetos desordenados), mas isso, ou seja, a aparente desorganização é a manifesta interdisciplinaridade que tanto me estimula ao longo das mais de três décadas de magistério e, no fundo, necessária para a entropia que só enriquece o mundo acadêmico, e quanto mais tento esgotar teoricamente sobre as três categorias supracitadas sei que é este o caminho para melhor caracterizar o sistema linguístico.


 


https://ebookspedroejoaoeditores.wordpre... target="_blank" rel="noopener">Más información e Introducción completa

Temática:Ciencia cognitiva, Lexicografía, Lexicología, Lingüística cognitiva, Lingüística de corpus, Psicolingüística, Retórica, Semántica, Teorías lingüísticas
Índice

Introdução


 


A interface entre fraseologia e linguística textual: dêixis e anáfora idiomáticas


 


Processamento Fraseológico: a passagem do abstrato ao figurativo


 


A Fraseologia Popular no Discurso Parlamentar


 


As Formas Simbólicas de Violência na Fraseologia Brasileira


 


O fenômeno da lexicalização na formação das expressões cristalizadas verbais


 


A Fraseologia no Google Imagens


 


A fraseologia de “pé de moleque”: composto, locução ou sinapsia?


 


A Presença de Unidades Fraseológicas no Atlas Linguístico do Ceará (2010)


 


Hipóteses psicolinguísticas acerca do processamento fraseológico por falantes do português como segunda língua


 


À guisa de uma conclusão (geral)


 


Sobre o Autor

ColecciónE-books na área de Letras
Formato:E-book
Págs.:232
ISBN-13:9786587645506
Remitente:Vicente de Paula da Silva Martins
Institución: Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Estado do Ceará (Brasil)
Correo-e: <vicente.martinsuol.com.br>
Fecha de publicación en Infoling:11 de septiembre de 2020