Novedad bibliográficaInfoling 9.45 (2020)

Título:Lusofonia afro-brasileira
Subtítulo:Modos de compreender as expressões idiomáticas
Autor/a:da Silva Martins, Vicente de Paula
Año de publicación:2020
Lugar de edición:São Carlos, São Paulo
Editorial:Pedro & João
Descripción

Trata-se de uma obra que descreve a aplicação e os resultados de testes psicolinguísticos a africanos lusófonos, estudantes no Brasil.

 

- No capítulo 1, tratamos dos principais conceitos e aportes fraseológicos, com sobretudo os conceitos de fraseologia geral, unidade fraseológica, expressão idiomática e locução verbal. Em seguida, apresentamos as propriedades fraseológicas que estão diretamente relacionadas à pesquisa, a saber: a polilexicalidade, a frequência, a fixação, a idiomaticidade e a convencionalidade.

 

- No capítulo 2, apresentamos os principais conceitos, aportes teóricos e hipóteses psicolinguísticas relacionadas ao processamento fraseológico e no capítulo 3, estudos empíricos relacionados ao tema como os experimentos de Irujo (1986 Flores d’Arcais (1993), Cooper (1999), Crespo e Caceres (2006) e Detry (2010).

 

- No capítulo 4, dedicamos atenção à metodologia da pesquisa em que descrevemos objetivos, geral e específicos, perguntas e hipóteses da pesquisa e nossos primeiros passos metodológicos nos pré-testes aplicados a nativos do português do Brasil e não nativos e metodologia final antes de aplicarmos os três experimentos aos 20 sujeitos da pesquisa. Como dissemos, anteriormente, a descrição será apenas de um dos três experimentos com seus respectivos testes.

 

- No Capítulo 5, apresentamos os dados, resultados e discussões relacionados com o experimento psicolinguístico, particularmente as tarefas de identificação fraseológica, memória fraseológica, idiomaticidade fraseológica e a frequência de uso de táticas e estratégias de compreensão idiomática para as expressões matar cachorro a grito e não pagar mico (zoomorfismos); tirar mais água do joelho e pôr a boca no trombone (somatismos); e saber com quantos paus se faz uma canoa e chutar o pau da barraca (botanismos).

 

Más información

Temática:Lexicografía, Lexicología, Lingüística cognitiva, Lingüística románica, Pragmática, Psicolingüística, Semántica
Índice

INTRODUÇÃO

 

CONCEITOS E APORTES FRASEOLÓGICOS

 

CONCEITOS E APORTES PSICOLINGUÍSTICOS

 

ESTUDOS EMPÍRICOS RELACIONADOS AO TEMA

 

EXPERIMENTO E TAREFAS PSICOLINGUÍSTICAS

 

RESULTADOS E DISCUSSÕES

 

BREVES CONCLUSÕES

 

REFERÊNCIAS

 

ANEXOS

SOBRE O AUTOR

SOBRE A HOMENAGEADA

ColecciónE-books na área de Letras
Formato:PDF (acceso abierto)
Págs.:283
ISBN-13:9786587645674


Fecha de publicación en Infoling:21 de septiembre de 2020
Remitente:
Vicente de Paula da Silva Martins
Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Estado do Ceará (Brasil)
<vicente.martinsuol.com.br>