Congreso, coloquio o simposio

Infoling 5.17 (2021)
Título:X Seminário de Estudos Filológicos (X SEF)
Entidad organizadora:Universidade Federal da Bahia
Lugar de celebración:Online - Salvador, Brasil
Fecha de inicio:13 de septiembre de 2021
Fecha de finalización:17 de septiembre de 2021
Circular Nº:1
Contacto:Sector de Filología, sefilologicos@gmail.com
Descripción

"Por uma ética nos estudos filológicos: críticas, corpora, edições"

 

Um dos caminhos possíveis para compreendermos a complexidade da Filologia é a incursão histórica pelas querelas que mobilizaram as práticas de edição de texto, comentário e as histórias da língua e da literatura. Sejam quais forem as vertentes de estudo – clássica, medieval, moderna ou as que surgem no contexto das novas tecnologias e que, frequentemente, põem em colapso lugares comuns do labor filológico –, sempre houve debates profícuos que redimensionaram a práxis filológica. Quem, por exemplo, pôde escapar das perguntas feitas por J. Bédier diante das propostas lachmannianas para edição do Lai de l’ombre? Ou quem pôde deixar de reconhecer problemas éticos e morais nas diversas edições da Demanda do Santo Graal? Ou quem, na esfera da pesquisa de história da língua e das transmissões textuais, deixou de se perguntar acerca da representatividade dos corpora para as investigações diacrônicas? Ou quem, na história da literatura e dos processos de produção, circulação e recepção dos textos, na condição de filólogo, se questionou quanto às suas estratégias de ação para fazer representar uma dada literatura ou estudar a gênese de uma obra?

Na contemporaneidade, os estudos filológicos encontram-se atravessados por problemas epistemológicos, éticos, políticos, culturais os mais diversos, advindos das críticas aos paradigmas da ciência positivista, das críticas pós-estruturalistas, das críticas decoloniais e das agendas críticas promovidas pelos debates de raça, gêneros, sexualidades e classe. É desse cenário que emerge o convite para discutirmos o tema do X Seminário de Estudos Filológicos, a saber: Por uma ética nos estudos filológicos: críticas, corpora, edições. O X SEF será organizado entre os dias 13 de setembro de 2021 e 17 de setembro de 2021, pelo Setor de Filologia da Universidade Federal da Bahia em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana e a Universidade do Estado da Bahia. Na décima edição serão homenageadas as professoras Maria da Conceição Reis Teixeira (UNEB) e Rita de Cássia Queiroz (UEFS).

Área temática:Humanidades digitales, Lingüística histórica, Lingüística románica, Retórica, Técnicas de comunicación, Teorías lingüísticas, Tipología
Comité científico

Célia Telles Rosinês de Jesus Duarte

Comité organizador

Coordenação Geral: Arivaldo Sacramento de Souza 

Secretaria: Fabiana Prudente e Mabel Motta

Tesouraria: Risonete Batista e Rosa Borges

Divulgação: Lívia Magalhães e Norma Pereira

 

Logística e Monitoria:

Isabela Almeida

Lívia Magalhães

Débora Souza

César Sobrinho

Lucas de Jesus Santos.

Plazo de envío de propuestas: hasta el30 de junio de 2021
Notificación de contribuciones aceptadas:30 de junio de 2021
Lengua(s) oficial(es) del evento:

portugués



Fecha de publicación en Infoling:10 de mayo de 2021
Remitente:
Carlos Felipe Pinto
Universidade Federal da Bahia
<cfpintoufba.br>