Recurso lingüístico
O Web-Museu da Gramática (MuGra) propõe-se a analisar e divulgar informações sobre gramáticas. Por tanto, a contribuição de seu acervo é destacada tanto pelo interesse histórico quanto pela relevância da temática para a sociedade. Isso porque, ao examinar o objeto ‘gramática’, o museu está refletindo sobre um recurso tecnológico que tem impactado a humanidade, não somente em suas regras comunicativas, mas também em toda a ecologia linguística das comunidades onde circula. Além disso, não se pode negligenciar que as gramáticas possibilitam compartilhar e documentar o conhecimento linguístico produzido por uma sociedade ao longo da história.
Desse modo, o MuGra cria um ambiente virtual que compartilha informações sobre o processo de criação de gramáticas no mundo e, em especial, no Brasil. Por colocar em foco a gramática e, consequentemente, a língua(gem), o Web-Museu tem o potencial de impactar um público heterogêneo e abrangente, formado tanto por estudantes de idiomas e curiosos pelo conhecimento sobre a linguagem, como por profissionais em formação ou já em atuação que exercem funções relacionadas ao idioma. Sendo assim, partimos de uma linguagem acessível e de ferramentas de interação a fim de facilitar a interação dialógica com o visitante.
Uma vez que a gramática assume o papel de protagonista na discussão do MuGra, sua concepção foi pautada pela reflexão e debate sobre a concepção social e o modelo de língua apresentado nas folhas de cada texto gramatical investigado. Dessa forma, questões teóricas permeiam as atividades propostas no ambiente virtual, conduzindo o espectador à reflexão sobre o que é linguagem, língua, norma e variação linguística. Esperamos, dessa maneira, contribuir para o questionamento de preconceitos linguísticos, bem como para a criação de uma sociedade mais tolerante e democrática em relação aos usos da língua.
Nas páginas seguintes deste ambiente virtual, será possível encontrar um acervo com centenas de gramáticas, uma base de dados para o ensino de idiomas, uma plataforma com conferências e vídeos sobre o ensino de línguas, norma linguística e gramática, um minidicionário, algumas ferramentas de interação e busca a partir de uma nuvem de palavras, linha do tempo, mapa, etc.
Para a compilação do corpus de gramáticas, consideramos o acervo de bibliotecas nacionais e internacionais, bem como as bases bibliográficas digitais:
- Google Books, Internet Archive, HathiTrust, Scribd, Centro de Documentação em Historiografia da Linguística (CEDOCH), Biblioteca Virtual de la Gramática Escolar Argentina (BIGEA), Biblioteca Digital del Patrimonio Iberoamericano, Biblioteca Digital Luso-brasileira, Biblioteca Virtual das Ciências da Linguagem no Brasil, Biblioteca Virtual de la Filología Española, Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, Biblioteca Digital de Castilla y León, Biblioteca Digital del Patrimonio Cultural de Extremadura, Biblioteca Digital de Andalucía, Galiciana Biblioteca Dixital de Galicia, Corpus de Textes Linguistiques Fondamentaux, Diversitat Lingüística a l’Ensenyament del Castellà a Catalunya, Fontes Linguísticas do Português, Proyecto Hispanagrama, entre outros.
Objetivos de la Web-Museu da Gramática (MuGra)
O Web-Museu da Gramática é um projeto de pesquisa e extensão desenvolvido pelo Núcleo de Estudos da Norma Linguística, da Universidade Federal de Uberlândia (Brasil). Com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, o Web-Museu resulta do trabalho conjunto de estudantes de graduação, pós-graduação e professores de universidades brasileiras e estrangeiras.
Objetivo geral:
- Fomentar a criação de um espaço virtual interativo permanente que promova a construção coletiva e a divulgação de conhecimentos em torno de gramáticas que circulam no Brasil e em outros países, discutindo seus impactos sociais, seu processo de construção e contribuições para a educação.
Objetivos específicos:
- Criar um acervo coletivo e compartilhado de gramáticas com circulação no Brasil e em outros países.
- Discutir com a comunidade o que é gramática e sua importância social, desmitificando falsas ideias sobre sua função e características.
- Dialogar com o público especializado e não especializado sobre o processo de normatização, descrição e ensino de línguas por meio da Gramática.
- Contribuir para a educação inclusiva, de qualidade, com oportunidades de aprendizagem ao longo da vida de estudantes, de modo geral, e de profissionais da linguagem, mais especificamente.
- Gerar conteúdo para promoção de conhecimento e ensino de língua.
- Utilizar novas tecnologias e canais que viabilizam a ampla divulgação e acesso a conhecimentos gerados por estudiosos da linguagem e da gramaticografia.
Universidade Federal de Uberlândia
<araujolsufu.br>